HOSPITAL DO CORAÇÃO REESTRUTURA O SERVIÇO DE CIRURGIA CARDÍACA
25/05/2016

ENFRENTANDO A CIRURGIA CARDIACA

A cirurgia pode ser representada como um procedimento agressivo, que traz incertezas quanto ao prognóstico e remete a limitações físicas, causando certa ruptura com o meio (LAMOSA, 1990). Remete, pois, ao risco concreto de morte, estando vinculada a crises de ansiedade, quadros depressivos e negação.

 

A cirurgia pode ser representada como um procedimento agressivo, que traz incertezas quanto ao prognóstico e remete a limitações físicas, causando certa ruptura com o meio (LAMOSA, 1990). Remete, pois, ao risco concreto de morte, estando vinculada a crises de ansiedade, quadros depressivos e negação.

 

Há uma série de perdas, pois a rotina deixa de ser maleável e personalizada e o sujeito fica submisso a atividades e regras pré estabelecidas.

 

Dessa forma, o doente seria colocado em situação passiva frente aos fatos e perspectivas existenciais, deixando de ter significado próprio, para representar a si mesmo a partir de diagnósticos e procedimentos médicos.

 

 

ALGUNS CONHECIMENTOS SOBRE SEU CORAÇÃO

 

Alguns aspectos você deve conhecer sobre o coração que podem ajudá-lo a compreender os problemas que o afetam assim como os vários tipos de operações recomendadas a promover seu pronto restabelecimento.

O coração é o músculo mais forte do seu organismo. A cada dia bate ao redor de 100.000 vezes, bombeando um total de 16.000 litros de sangue através de 96.500 quilômetros de vasos sanguíneos levando oxigênio e nutrientes. Durante sua existência baterá ao redor de 2 1/3 bilhões de vezes e bombeará cera de 380 milhões de litros de sangue pelo seu organismo. 




O CORAÇÃO E SUAS CÂMARAS

 

È dividido em 4 câmaras, duas mais superiores (aurículas) que recebem o sangue e duas inferiores que o bombeiam. Para que o fluxo ocorra sempre no mesmo sentido, existem válvulas (4) entre estes compartimentos. Dividindo o órgão em porção esquerda e direita existe o septo, também formado por músculo cardíaco.

 

AS ARTÉRIAS CORONÁRIAS

O coração, assim como todos os órgãos, requer oxigênio e nutrientes para realizar seu trabalho. O músculo cardíaco é irrigado por sistema de artérias que nascem da aorta: coronárias direitas e esquerdas.





ALGUMAS DOENÇAS MAIS COMUNS QUE AFETAM O CORAÇÃO


FATORES DE RISCO

 

CIRURGIA CARDÍACA PORQUE DEVO FAZER?

 

Quando a função cardíaca está prejudicada por doenças coronárias, valvulares e congênitas existe a necessidade da indicação da cirurgia cardíaca, sendo, algumas vezes, necessário o emprego da máquina corações-pulmão (circulação extracorpórea) para tal.

Este dispositivo tem a propriedade de substituir as funções do coração e dos pulmões durante as correções dos defeitos cardíacos, sem que o organismo sinta falta do órgão nativo.










Cirurgia de Revascularização do Miocárdio

Tem por objetivo reconstituir o fluxo sanguíneo para uma artéria coronária bloqueada. Um segmento de veia safena é retirado dos membros inferiores e é suturado na aorta e na coronária comprometida, de maneira que o trajeto se constitui uma ponte sobre o bloqueio, recompondo assim o fluxo sanguíneo. A retirada da veia safena de uma ou de ambas as pernas não altera a circulação dos membros inferiores e não acarreta prejuízo para andar ou mesmo correr.

Algumas vezes uma artéria do tórax (mamárias interna) e radial do antebraço, é usada para Revascularização de uma ou mais coronárias. O número de pontes dependerá do número de coronárias comprometidas.

As válvulas cardíacas são normalmente constituídas de tecido fino, delicado, porém, muito resistente. Todavia podem se alterar diante de doenças infecciosas, febres reumáticas e por causas congênitas, que dão como resultado dificuldade de abrir (estenose) ou de fechar (insuficiência). Quando isto acontece, o coração precisa trabalhar muito além do normal o que pode, ao longo dos anos, produzirem insuficiência cardíaca. Algumas medicações aumentam a eficiência do coração restituindo condições satisfatórias, todavia muitas vezes torna-se necessária correção cirúrgica devido à refratariedade do órgão diante dos medicamentos recomendados.

Quando é possível, a válvula comprometida é reparada reconstituindo-se sua forma normal, entretanto pode ocorrer a necessidade de trocá-la por uma prótese biológica ou mecânica (metálica)



Recentemente, com incorporação de tecnologias de vanguarda, a especialidade tem vivido grandes transformações devido a possibilidade de intervenções minimamente invasivas com auxílio de videoendoscopia torácica além da utilização de robos com sistemas de inteligência integrados.

Tais avanços diminuem tempo de internação, retorno precoce as atividades e menor morbi-mortalidade se bem indicados os procedimentos.

MELHORA PÓS OPERATÓRIA

Você provavelmente começará a se sentir melhor imediatamente. Sua condição melhorará gradualmente, e você notará que cada dia se sentirá um pouco melhor.

Entretanto, você terá que fazer alguns ajustes de estilo de vida para obter desempenho ao máximo do seu coração.

 























































































 


CONTATO
Diretor técnico: Dr. Sérgio Batista - CRM 6210
Todos os direitos reservados - Hospital do Coração de Balneário Camboriú - 2014 - WLive!