SBC aponta mais de 10 mil mortes por doenças cardíacas nos primeiros dias do ano
21/01/2016

Sociedade busca maneiras de conscientizar a população e aumentar a adesão ao tratamento, já que, em boa parte dos casos, o óbito é evitável

 

No Brasil, as doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade. Só nos primeiros dias de 2016, 29% dos óbitos correspondem a óbitos por problemas do gênero. Ao longo do ano, espera-se que cerca de 350 mil brasileiros morram em decorrência dessas doenças, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Com dados apontados pelo Cardiômetro (www.cardiometro.com.br), ferramenta inaugurada pela SBC que indica, a cada momento, o número de mortes ocasionadas por doenças do coração. Ela serve de alerta para a conscientização da população, visto que grande parte dos óbitos poderiam ter sido evitados, caso os pacientes tivesse seguido corretamente o tratamento indicado pelo cardiologista, controlando, também, os fatores de risco. “No ano de 2.015 os óbitos foram 346.896, segundo as estimativas, pois os dados finais demoram a ser fechados”, aponta o presidente da Sociedade, Marcus Bolivar Malachias.
 

Outro ponto chamado atenção pela iniciativa é o fato de que as doenças cardiovasculares são as grandes responsáveis também pela incapacitação das pessoas em faixa etária produtiva e, cada vez mais, os infartos têm acometidos pessoas mais jovens. Gláucia Moraes de Oliveira, cardiologista que dirige a equipe que desenvolveu o Cardiômetro, ainda completa ao dizer que, no Brasil, doenças do coração matam duas vezes mais que todos os tipos de câncer, 2,5 vezes mais que os acidentes e mortes decorrentes por violência e 6 vezes mais que as infecções, o que inclui os óbitos por Aids. Segundo a especialista, um dos maiores obstáculos é a não adesão ao tratamento – no caso, à medicação prescrita -, o que a SBC pretende reverter através de ações que mostrem a importância da medicação, o risco do infarto e derrame, em trabalho conjunto com as autoridades da Saúde Pública.

 




Para você que deseja realizar uma consulta junto aos nossos cardiologistas, ligue para nosso consultório 
(47) 3367-0858 / (47) 3344-1128 e agende sua consulta.

CONTATO
Diretor técnico: Dr. Sérgio Batista - CRM 6210
Todos os direitos reservados - Hospital do Coração de Balneário Camboriú - 2014 - WLive!